Ondas e marés
Energia maremotriz, ou Energia de Marés é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
Energia Maremotriz ou energia de marés é um dos modos de geração de energia limpa e renovável em que o mar é utilizado. Podem ser obtidos dois tipos de energias maremotrizes: energia cinética das correntes e energia potencial, que é obtida através da diferença de altura entre as marés altas e baixas.
A tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da COPPE é baseada em ondas do mar que movimentam flutuadores ligados a braços mecânicos, que acionam bombas hidráulicas e injetam água tratada de um tanque numa câmera (onde um condutor extremamente estreito faz a água ganhar enorme pressão), que depois é expulsa em jato equivalente a uma queda d’água de 500 metros de altura, similar a de grandes hidrelétricas.
Energia limpa e renovável, a partir de ondas do mar. A idéia parece cair com uma luva para um país como o Brasil, com seus mais de oito mil km de litoral. É justamente essa a proposta de uma equipe da COPPE/UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que está à frente de um projeto para construir a primeira usina de ondas das Américas.
Esse jato movimenta a turbina hidráulica, que é ligada a um gerador, que, por sua vez, produz energia elétrica. "Como diria Lavoisier, a energia das ondas é transformada em energia mecânica, depois em energia hidráulica e, por fim, em energia elétrica", resume o pesquisador Eliab Ricarte, que dedicou uma tese de doutorado ao assunto.
Mas é o uso da câmera hiperbárica o pulo-do-gato da equipe da COPPE. Projetos na Europa, na Austrália e no Japão já