Ondas E Efeito Doppler
Conceito
As ondas são pertubações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. São uma parte comum e essencial do ambiente humano. Em geral, estão em todo lugar e podemos controlá-los para conduzir informações ou transportar energia de um local para outro.
As ondas são facilmente observadas na superfície da água tocada por um corpo. Ondas sonoras e luminosas são essencial para percepção do ambiente, uma vez que os homens são dotados de receptores (olhos e ouvidos) capazes de detectá-los.
Ondas sonoras
Ondas sonoras são definidas como parte de ondas mecânicas, pois somente se propagam através de um meio material e não se propagam no vácuo, diferentemente das ondas eletromagnéticas, como a luz. As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, se propagam a partir de variações de pressão do meio.
Ao longo da direção de propagação da onda sonora, a menor distância entre duas regiões nas quais o ar está simultaneamente comprimido corresponde ao comprimento de onda λ da onda sonora.
Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz(como as ondas emitidas por abalos sismicos) até valores extremamente elevados. Os seres humanos só conseguem ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20Hz e 20.000Hz. Acima dessa faixa de frequência é denominado infrassom e acima ultrasom.
A velocidade de propagação de uma onda sonora não depende da sua frequência, mas, sim, do meio em que ela se propaga.
Ecolocalização
É um sentido, capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos ou animais através de emissões de ondas ultrassônicas no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletidas no alvo e voltarem a fonte sobre forma de eco.
Um exemplo desse sentido é visto em animais como morcegos, golfinhos, baleias, que o utilizam para se localizar no espaço, devido a falta de luz ou a pouca visão.
Em