ondas sonoras
A velocidade do som varia de meio material para meio material e é dada como a rapidez com que as ondas sonoras se propagam. No ar, a velocidade do som é cerca de 340 m/s. Claro que a temperatura do ar e a humidade relativa também influenciam esta rapidez.
O som apresenta algumas propriedades:
• Altura, que depende da frequência de vibração (número de vibrações efectuadas por unidade de tempo), a qual permite distinguir sons graves (de baixa frequência) de sons agudos (de alta frequência);
• Intensidade, que apresenta dois aspectos – a intensidade do som (energia transferida pela onda sonora por unidade de tempo e por unidade de superfície perpendicular à direcção de propagação) e a intensidade auditiva (sensação sonora detectada pelo ouvido humano, a qual permite distinguir sons fracos (de pequena amplitude) e sons fortes (grande amplitude);
• Timbre, que permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade mas emitidos por diferentes fontes sonoras, dependendo pois da forma da onda sonora.
Onda transversal e onda longitudinal:
A direcção de propagação da onda é perpendicular à direcção da vibração.
A direcção de propagação da onda é a mesma que a da vibração.
As ondas electromagnéticas são ondas transversais. As ondas sonoras, que são ondas mecânicas, são ondas longitudinais.
Qualquer que seja o tipo de onda que se tenha, existe sempre um certo intervalo de tempo que medeia o instante em que o sinal (perturbação) é produzido e o instante em que este é recebido. Sabendo quanto vale esse intervalo de tempo, Δt , e conhecendo a distância entre o emissor e o receptor, d , podemos calcular a velocidade de propagação da onda.
A velocidade de propagação de uma