Ondas Sonoras
ONDAS SONORAS
INTRODUÇÃO
O som é uma onda mecânica, consequentemente para se propagar precisa de um suporte material. Comumente ouvimos o som através do ar, mas também se propaga em qualquer outro gás, líquido ou sólido.
À medida que a onda se propaga as partículas do meio vibram de forma a produzir variações de pressão e densidade segundo a direção de propagação. Estas alterações resultam numa série de regiões de altas e baixas pressões chamadas de condensações e rarefações respectivamente.
Observação: Caso a onda seja senoidal podemos representá-la por:
ALGUMAS UTILIZAÇÕES
Prospecção sísmica (localização de poços de petróleo);
Localização por sonar (navios, submarinos);
Ultrassom.
2
FLUTUAÇÕES DE PRESSÃO
Uma
onda
sonora
se
propaga
numa
sucessão
de
compressões e rarefações, e em cada material esses movimentos têm uma característica peculiar.
Existe uma grandeza que dá conta dessas variações de pressões em um meio: é o módulo volumétrico da elasticidade B, que leva em conta a variação de pressão e a variação fracional de volume. Ele é definido como:
.
.
.
Para os valores de máximo
3
A VELOCIDADE DO SOM
Analogamente às ondas transversais, podemos calcular a velocidade de uma onda sonora em um fluido pela seguinte expressão: Nos sólidos a expressão é:
Y é o módulo de young
4
INTENSIDADE E NÍVEL SONORO.
A intensidade de uma onda é definida como a potência média transmitida por unidade de área. Quando no nosso cotidiano dizemos que o som está alto, estamos, na realidade, dizendo que é alta a intensidade som emitido pelo aparelho. Os músicos dizem que um som é alto quando a sua frequência é alta.
ou
INTENSIDADE E AMPLITUDE DE PRESSÃO
Geralmente é mais útil expressar a intensidade em termos de amplitude de pressão.
ou
A ESCALA DECIBEL
Como o ouvido é sensível a um intervalo de intensidade muito grande, geralmente se adota uma