Ondas Longitudinais na Mola
aula
Janeiro de 2012
ONDAS LONGITUDINAIS EM UMA MOLA
6.1 Objetivo: Estudar a propagação de ondas longitudinais em uma mola.
6.2 Introdução
Ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagarem. São governadas pelas
Leis de Newton e podem ser classificadas, segundo sua propagação, como ondas transversais (quando o deslocamento do elemento oscilante é perpendicular à direção em que a onda se propaga) e longitudinal (deslocamento na mesma direção da propagação da onda). As ondas eletromagnéticas e as ondas em uma corda são exemplos de ondas transversais, enquanto que as ondas sonoras e a ondas que se propagam em uma mola são exemplos de ondas longitudinais. Se movimentarmos para frente e para trás a extremidade de uma mola esticada, ou seja, dar um movimento oscilatório na direção da própria mola, verificaremos que uma perturbação propaga-se ao longo da mola (Fig. 1). Uma perturbação como esta, propagando-se na mola é uma onda longitudinal.
A distância entre os centro de duas compressões sucessivas é o comprimento de onda da onda (). A propagação do som é análoga à propagação dessa onda na mola.
Figura 1: Representação de umaFig. 1 longitudinal em uma mola mola onda na mola é dada por
A velocidade escalar de uma
vf
Onde:
f frequência da onda
Comprimento de onda
Caderno de Laboratório de Física
11
6.3 Materiais Utilizados
a)
Conjunto de Molas;
b)
Suporte;
c)
Gerador de Função;
d)
Trena
6.4 Procedimentos
(a) Monte o equipamento segundo a figura abaixo. A mola deve ficar esticada com um comprimento fixo de aproximadamente 60 cm. Encontre a frequência do modo fundamental (n=1) e meça o comprimento da onda. Varie lentamente a frequência para os próximos modos de ressonância preenchendo a Tabela 1. Calcule o valor da velocidade média.
(b) Para uma frequência fixa, varie o comprimento da mola de 60 cm até 30 cm de 10 em 10 cm e preencha a tabela 2.
6.5