ondas-fisica
Considere-se sentado numa poltrona em sua casa. Talvez você nunca tenha pensado nisso mas está cercado por ondas. Ondas de diversos tipos, com causas e intensidades variadas e que o acompanham sempre a qualquer lugar e em qualquer tempo.
A voz das pessoas, o barulho dos carros, os acordes de uma música vêm até você através de ondas sonoras. A luz que lhe permite ver e ser visto se propaga como onda luminosa. O calor do Sol, as transmissões de rádio e televisão, a oscilação de uma corda de violão são mais exemplos de ondas que temos em nossa vida comum.
Sabe-se atualmente que toda matéria apresenta propriedades ondulatórias que podem ter grande intensidade variável em função de algumas características de cada corpo.
Nesse trabalho irá conter: o que é uma onda, suas propriedades, a classificação, etc.
Desenvolvimento
O homem sempre sentiu fascínio e curiosidade pelas ondas do mar.
Em nosso mundo estamos rodeados por ondas. Ondas mecânicas, sonoras, luminosas, ondas de rádio, eletromagnéticas, etc.
Na história da Física, grandes cientistas dedicaram-se ao estudo das ondas, entre eles: Christian Huygens (1629-1695), Robert Hooke (1635-1703), Isaac Newton (1643-1727), Guglielmo Marconi (1874-1937), Doppler (1803-1853).
Graças às ondas é que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televisão, o rádio, as telecomunicações via satélite, o radar, o forno de microondas, entre outras.
Revendo os conceitos iniciais
A melhor maneira de entender as ondas é olhando para elas. Em cima de um rochedo em uma praia de surfista, vemos as ondas vindo de maneira regular, antes de quebrarem na areia. Como um surfista sente as ondas? Suponha que ele esteja atrás da arrebentação, no entardecer, olhando para as primeiras estrelas do céu, deitado em cima de sua prancha. Ele sentirá as ondas através de um movimento de sobe e desce. Isso é curioso: