Ondas Eletromagnéticas
Ondas eletromagnéticas são ondas que se formam a partir da combinação dos campos magnético e elétrico, que se propagam no espaço transportando energia. O conceito de onda eletromagnética foi postulado pelo famoso físico escocês James C. Maxwell. É dele o trabalho mais notável no campo do eletromagnetismo. Utilizando-se das leis experimentais de Coulomb, Faraday, Ampére e também das suas próprias concepções, Maxwell construiu um conjunto de equações que resume os conhecimentos sobre o eletromagnetismo. Hoje conhecemos essas equações como as equações de Maxwell e sabemos que foram elas que possibilitaram a existência das ondas eletromagnéticas. Essas equações são importantes para o estudo da eletricidade, assim como as leis de Newton são importantes para a mecânica.
Características das ondas eletromagnéticas
As características das ondas eletromagnéticas são as seguintes:
São formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos variáveis;
O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares;
O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais;
A velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3 . 108 m/s;
Ao propagar em meios materiais, a velocidade obtida é menor do que quando a propagação ocorre no vácuo.
Velocidade da onda eletromagnética
Ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético. Ao contrário das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo. A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é de aproximadamente 300.000 km/s. Nos meios materiais essa velocidade é um pouco menor.
A luz é uma onda eletromagnética capaz de sensibilizar a visão. Sua frequência na região do visível está compreendida entre 3,8 . 1014 Hz e 8,3 . 1014 Hz, e seu comprimento de onda está compreendido entre 7800 ? (7,8x10-7m) e 3600 ? (3,6x10-7 m).
Os