Ondas Eletromagnéticas
É uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético, que se propagam numa mesma direção, porém em planos perpendiculares, através do espaço transportando energia. Se pudéssemos ver as ondas eletromagnéticas que viajam a nossa volta, aperceber-nos-íamos de que vivemos imersos num mar repleto destas ondas. As ondas eletromagnéticas propagam-se, no vácuo, com a velocidade da luz, ou seja, cerca de 300.000 km/s e na superfície terrestre com uma velocidade muito próxima a esta. Exemplos: Radiação solar; Comunicações com satélites.
Propriedades:
Comprimento de onda - distância entre duas cristas consecutivas da mesma onda, ou então a distância entre dois vales consecutivos da mesma onda.
Amplitude – a máxima deslocação de um ponto em relação á sua posição de equilíbrio.
Frequência - o número de oscilações completas que uma onda dá a cada segundo. É inversamente proporcional ao comprimento de onda. Uma oscilação completa representa a passagem de um comprimento de onda.
Período - é o tempo que se demora para que uma onda seja criada.
Raios Gama As radiações gama são as mais energéticas e com menor comprimento de onda. Possuem elevado poder penetrante, podendo mesmo atravessar a Terra de um lado ao outro. Um único fóton de raios gama tem energia suficiente para poder ser detectado. O seu comprimento de onda é tão pequeno que se torna extremamente difícil observar o seu comportamento ondulatório.
Fontes desta radiação: A radiação gama provém de substâncias radioativas como o urânio e plutônio.
Aplicações:
A radiação gama é utilizada no tratamento de tumores cancerígenos, porque destrói as células malignas. O problema está em que se destroem também as células sãs. É preciso muita perícia na sua utilização. Atualmente, ainda não se sabe o limite de energia que os raios Gama podem conter.
Raios X
Os raios X foram descobertos pelo físico alemão William Roentgen (1845-1923) em 1895. A descoberta dos raios X,