Ondas eletromagneticas
Em 1864, o físico escocês James Clerk Maxwell mostrou que uma carga elétrica oscilante produz dois campos variáveis, que se propagam simultaneamente pelo espaço: um campo elétrico () e um campo magnético (). A esses dois campos variáveis e viajante damos o nome de onda eletromagnética.
Quando uma onda mecânica passa por um ponto, a partícula que se encontra nesse ponto oscila com a mesma freqüência (f) e o mesmo período (T) da onda. No caso da onda eletromagnética, são os campos elétricos e magnéticos que aumentam e diminuem periodicamente suas intensidades, ora num sentido ora no outro (por analogia com as ondas mecânicas, dizemos que os campo oscilam). Para ilustrar esse fato, consideramos uma onda eletromagnética senoidal de período T e fixemos nossa atenção no comportamento do campo elétrico (), num ponto P atingido por essa onda (esqueçamos provisoriamente o campo magnético). Para tanto, escolhemos o instante t = o como sendo um instante em que || = 0.
No instante t= T/8 (fig.19b), já tem uma intensidade diferente de zero e continua a aumentar essa intensidade. No instante t = T/4 (fig. 19c), ele atingiu sua intensidade máxima e, a partir desse instante, começa a diminuí-la até que, no instante t = T/2, ela seja novamente nula (fig. 19e). A partir desse instante, a intensidade de vai aumentando no sentido oposto ao anterior, até que, no instante t = 3t/4, a intensidade seja novamente máxima (fig. 19g). Em seguida, a intensidade vai diminuindo até anular-se novamente no instante t = T, quando recomeça o ciclo.
O comportamento de é semelhante ao de : ambos oscilam com o mesmo período, em fase, mas em direções perpendiculares. A fig. 20 ilustra a variação simultânea dos campos e num ponto P, pelo qual passa uma onda eletromagnética. Observe que, pelo fato de os dois campos oscilarem com o mesmo período e em fase, ambos se anulam ao mesmo tempo e atingem suas intensidades máximas ao mesmo tempo (a intensidade