Onda reflexivo
Refração - A mudança da direção das ondas, devido a entrada em outro meio. A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de onda também varia, mas a frequência permanece sempre igual, pois é característica da fonte emissora.
Difração - O espalhamento de ondas, por exemplo quando atravessam uma fenda de tamanho equivalente a seu comprimento de onda. Ou seja, o difração será mais intensa, quanto maior o comprimento da onda em relação ao tamanho do obstáculo.
Interferência - Adição ou subtração das amplitudes das ondas, depende da fase das ondas em que ocorre a superposição. Exemplo: Quando escutamos música em nosso lar, percebemos que certos locais no recinto são melhores para se ouvir a música do que outros. Isto se deve pelo fato de nestes pontos as ondas que saem dos dois alto-falantes sofrem interferência construtiva. Ao contrário, os locais onde o som está ruim de ouvir é causado pela interferência destrutiva das ondas.
Dispersão - a separação de uma onda em outras de diferentes frequências.
Vibração - Algumas ondas são produzidas através da vibração de objetos, produzindo sons. Exemplo: Cordas ( violão, violino, piano, etc.) ou Tubos ( órgão, flauta, trompete, trombone, saxofone, etc.)
Polarização - A onda pode ser polarizada pela utilização de um filtro de polarização e só acontece nos tipos de ondas transversais, que se propagam em todas as direções. Por exemplo, a luz. Na figura abaixo podemos ver a luz se propagando em todas as direções, assim podemos dizer que é uma onda transversal. Quando passada pelo primeiro polarizador perpendicular a propagação da luz, vemos que ela se propaga em uma única direção, dizemos então que a onda foi polarizada, quando passa pelo segundo polarizador em que as fendas estão perpendicularmente dispostas a onda propagada veremos que essa não consegue ultrapassar o cristal, não se polarizando,