onda flutuante
Faculdades Integradas Hélio Alonso que, por dispositivo legal, necessitam elaborar monografia de conclusão de curso. Visa facilitar o trabalho do graduando no que diz respeito à parte metodológica e permitir uma padronização que refletirá, evidentemente, de forma positiva na qualidade das monografias apresentadas.
Servirá também como um auxiliar à tarefa dos professores encarregados de orientar os acadêmicos na redação de suas monografias.
A intenção exposta neste manual é, portanto, a de oferecer tanto a alunos como a professores orientadores, um suporte técnico para minimizar as dificuldades enfrentadas quanto à produção acadêmica. Além disso, contribuirá também, para a obtenção de uma padronização das monografias de conclusão de curso.
Este manual foi revisto em janeiro de 2013, em função da necessidade de sua atualização quanto às normas da ABNT, em especial a NBR 14724, NBR 6023 e NBR 10520.
Este Manual se articula com o Manual de Elaboração de Projetos de Pesquisa em vigor, a partir de 2003 ( embora passando por reformulações anuais, em virtude, sobretudo das alterações efetuadas pela ABNT em suas normas) na disciplina que orienta a elaboração de projetos de pesquisa. Porém, ele pode ser usado isoladamente, apenas para a elaboração de monografias.
5
2 A MONOGRAFIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO
A monografia, como o seu nome indica, é um trabalho escrito sobre um tema delimitado, de forma aprofundada. Ao redigir uma monografia, o aluno estará produzindo um trabalho científico, trabalho este que, dependendo da sua qualidade, poderá vir a ser publicado.
A monografia, significa, ainda, o relato escrito dos resultados de uma pesquisa empreendida, fazendo, pois, parte de um processo de pesquisa científica, que se inicia pela elaboração de um projeto de pesquisa. Temos então,