Oncologia
A oncologia, também chamada de cancerologia, é a parte da medicina que estuda o câncer, ou seja, as neoplasias malignas, do ponto de vista de sua origem, quadro clinico, evolução e cura. Não foi possível ainda determinar o fator inicial que leva o crescimento anômalo de células aparentemente normais. Há diversos tipos de neoplasias e cada uma delas não apresenta necessariamente a mesma etiologia.
Dentre os agentes descritos como cancerígenos, os mais importantes são os agentes físicos, os virais, os químicos, os hereditários, os imunológicos e as chamadas doenças précancerosas. Agentes físicos: na gênese de vários tipos de tumores existem agentes físicos importantes. Assim, por exemplo, no desencadeamento dos tumores ósseos(osteossarcomas), há fortes indícios quanto a influencia direta de um fator físico, como é o trauma. É muito comum surgir em atletas apos uma fratura em membros inferiores, como é o caso dos jogadores de futebol.
Agentes virais:
O avanço das técnicas de investigações biomédicas permitira descobrir a estreita relação enter certos vírus e alguns tipos de câncer em vários animais. Alguns vírus da família herpes, por exemplo, estão relacionados ao desenvolvimento de leucemia cronica. Alguns tumores parecem guardar relação de causa e efeito com determinado vírus. O linfoma de Burkitt, muito comum na Africa, revelou nítida ligação com uma virose, sugerindo que o câncer poderia ser originário de um vírus.
Agentes químicos: o câncer de pulmão tem evidente relações com irritantes químicos derivados do alcatrão da hulha (contido no cigarro), os quais são muito utilizados, em cancerologia experimental, na produção de câncer de pele. Seu papel cancerígeno esta comprovado. O tabaco ou os produtos de combustão do cigarro tendem, entre outros graves efeitos, paralisar o cílios que forram a mucosa do brônquios. Com o tempo, a mucosa brônquica perde esse mecanismo protetor e suas celulas ficam expostas a agressões