oms no brasil
Pindamonhangaba
2014
OMS é a sigla para Organização Mundial da Saúde, que é uma agência especializada em saúde, fundada no ano de 1948 e é subordinada à Organização das Nações Unidas. A sede da OMS é em Genebra, na Suíça.
A OMS foi criada logo após o fim das guerras do século XIX, como a do México e da Crimeia. A OMS foi criada com o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos, ou seja, melhorar o estado de completo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos. O Brasil tem grande participação na história da Organização Mundial da Saúde, a proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um organismo internacional de saúde pública de alcance mundial, e desde então, ambos desenvolvem uma intensa cooperação.
A OMS é composta por 193 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados Membros da ONU exceto Liechtenstein e dois não membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook.
A OMS é financiada por contribuições dos Estados-membros e de vários doadores. Nos últimos anos, o trabalho da OMS tem crescido bastante também com a colaboração de entidades externas; e também existem atualmente cerca de 80 parcerias com organizações não governamentais e indústrias farmacêuticas.
A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.
Todo esse esforço é direcionado para alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, traçadas pelos governos que fazem parte da OPAS/OMS, sempre com uma atenção especial aos