ombro
Anatomia de superfície e palpatória do ombro
1. CINTURA DO MEMBRO SUPERIOR
Os ossos da cintura do membro superior são: clavícula e escápula. A clavícula é um osso totalmente subcutâneo, já a escápula apresenta algumas projeções ósseas subcutâneas e, outras são recobertas pelos músculos: toracoapendiculares anteriores e posteriores e músculos escapuloumerais.
A clavícula sustenta todo o esqueleto apendicular superior. Está conectada ao esqueleto axial por meio da articulação esternoclavicular.
A escápula se articula com a clavícula, formando a articulação acromioclavicular, e recebe a cabeça do úmero (articulação glenoumeral ou escapulo-umeral).
1.2. ARTICULAÇÃO ESTERNOCLAVICULAR
É uma articulação sinovial do tipo selar, sendo a única articulação que liga o cíngulo do membro superior ao esqueleto axial diretamente.
Estratégia para palpação: a clavícula é um osso em forma de “S”. A extremidade que se acomoda no osso esterno é bastante globosa, formando uma proeminência acima do manúbrio do esterno. Ambas as articulações esternoclaviculares se posicionam súpero-lateralmente a incisura jugular do esterno
(fig.1).
Página 2
[t1] Comentário: As fraturas da clavícula (geralmente no terço médio) são visualizadas facilmente. A articulação do ombro acometido se apresenta em um nível mais inferior que o do lado não acometido, condição denominada de “ombro caído”.
Anatomia de superfície e palpatória do ombro
1.3. CLAVÍCULA
A clavícula apresenta uma extremidade esternal, articulada com o esterno (incisura clavicular), um corpo tortuoso (forma de “S”), e uma extremidade acromial articulada com a escápula (face articular da clavícula) (fig.2).
Fig. 2 – Palpação da clavícula. 1-articulação esternoclavicular, 2- extremidade esternal da clavícula, 3corpo da clavícula.
1.3.1. Extremidade esternal da clavícula
Estratégia para palpação: a extremidade esternal da clavícula se localiza