Ombro
MEMBROS SUPERIORES
Cada membro superior (direito e esquerdo) encontra-se unido ao tórax pela articulação do ombro, sendo constituído pelos segmentos: * Mão - formado por 14 ossos longos chamados de falanges proximal, média e distal.
* Metacarpos - formados por 5 ossos longos.
* Carpos - formados por 8 ossos curtos separados em duas fileira, cada fileira com 4 ossos:
- 1ªfileira (escafóide,semilunar,piramidal e pisiforme);
- 2ª fileira (trapézio, trapezóide, capitato e hamato).
* Antebraço - formado por ossos longos: rádio e ulna.
* Braço - formado por um osso longo: úmero.
A porção proximal do úmero é vista em conjunto com a cintura escapular, que inclui a clavícula e a escápula.
DESENVOLVIMENTO
ÚMERO
O úmero é o maior osso do membro superior. Seu comprimento em um adulto equivale a aproximadamente um quinto da altura do corpo. O úmero articula-se com a escápula na articulação do ombro.
A porção proximal do úmero é a parte do membro superior que se articula com a escápula, compondo a articulação do ombro. A extremidade proximal do úmero é composta por uma cabeça arredondada que articula-se com a cavidade glenoidal da escápula na articulação glenoumeral ou escapuloumeral.
CINTURA ESCAPULAR
A cintura escapular é composta por dois ossos: a clavícula e a escápula e por três articulações: glenoumeral (ombro), acromioclavícular e esternoclavicular. A função da clavícula e da escapula é conectar cada membro superior ao esqueleto axial. Anteriormente, a cintura escapular conecta-se com tronco ao nível da porção superior do esterno. Posteriormente, a conexão com o tronco é incompleta, porque a escápula esta conectada ao tronco é apenas por músculos. A cintura escapular e o membro superior comunicam-se na articulação do ombro, entre a escápula e o úmero. Cada clavícula está localizada sobre as regiões superior e anterior da caixa torácica. Cada escápula está situada sobre as regiões superior e posterior da