oliverio TOSCANI
1370 palavras
6 páginas
*O publicitário e fotógrafo italiano Oliviero Toscani ficou conhecido internacionalmente pelas campanhas publicitárias polêmicas para a Benetton, entre 1982 e 2000. O trabalho é considerado um dos maiores fenômenos da comunicação publicitária do século 20 e ainda é atual.As imagens, muitas bem fortes, abordavam questões sociais como preconceito racial, anorexia, a AIDS, entre outras. Um choque de realidade, que constrangia, causava estranheza e fazia pensar, como a foto de David Kirby, portador de HIV, deitado em uma cama à beira da morte, junto com seus familiares. Essa campanha circulou em 1992, quando o mundo presenciava a enorme destruição causada pela doença. No ano seguinte, no Dia Mundial de Combate a AIDS, a campanha atingiu o auge quando o Obelisco da Place de la Concorde, na França, foi coberto por um preservativo gigante.
Em entrevista ao programa Roberto D'Avila, da GloboNews, Olivieiro Toscani mostrou que as polêmicas em torno dele vão além das famosas campanhas da Benetton.
A maioria de suas campanhas é institucional, propagandas de marca e não de produto, normalmente composta apenas por uma fotografia polêmica e o logo da companhia.
Uma de suas campanhas mais famosas inclui um homem morrendo de AIDS (SIDA), chorando em uma cama de hospital, rodeado por seus parentes. Outras incluem alusões ao racismo (uma muito notável mostra três corações humanos quase idênticos com as palavras branco, preto e amarelo como legenda), a guerra e a religião.
Oque dizer de Oliviero Toscani? Um ícone da publicidade ? Eu simplificaria como o camaleão da publicidade, que veio se adaptando de geração em geração, criando e gerando polêmica em todos os seus trabalhos. Podemos comparar este artista como um vinho, que veio de uma boa safra. Já que seu pai era jornalista, e dai surgiu sua paixão pela fotografia e pela publicidade.
Seus trabalhos já renderam muitos trabalhos científicos mas para aqueles que não conhecem o trabalho de Oliviero Toscani, é um italiano de 71