Oliver cromwell
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
HILL, Christopher. O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, 280 páginas.
INFORMAÇÃO SOBRE O AUTOR:
John Edward Christopher Hill nasceu em York em 6 de Fevereiro de 1912 e faleceu em 23 de Fevereiro de 2003. Foi um historiador marxista britânico e professor do Baliol Colege em Oxford. Sua pesquisa e produção literária estava concentrada na Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII. Entre suas obras constam: Lenin e a Revolução Russa (1947), O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa (1970) e o Mundo de Ponta Cabeça (1977).
RESENHA:
No livro O ELEITO DE DEUS - Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa, Christopher Hill inicialmente descreve as características das monarquias Tudor e Stuart, traçando um paralelo entre o poder que embora absoluto dos Tudors tinha uma cumplicidade com o Parlamento.
Isto é colocado de forma a caracterizar os pontos fortes e divergentes de como a economia, política, sociedade, a estabilidade do pais e a coeção do governo principalmente durante o período da rainha Elizabeth I contra a política de seus sucessores.
Fica evidente que a dinastia Stuart era tendenciosamente absolutista e que se chocava contra os interesses do Parlamento, começando por Jaime I, que impunha impostos para suprir sua péssima situação financeira e também presentear seus favoritos impopulares na época.
É possivel distuiguir que em muito da impopularidade de Jaime I foi legada a seu sucesso e filho Charles I.
Assim Christopher Hill aponta estes fatores que pavimentaram o caminho que culminou com Revolução Inglesa.
Os fatos antecedentes começou a se formar no final do século XVI e inicio do século XVII, onde classe burguesa anseia crescer e para tal procura fazer pressão e acesso a decisão política e econômica vigente no pais que até então os limitava.
Anteriormente, a relação