oliveira
A termologia é o ramo da Física que estuda os fenômenos relativos ao aquecimento, resfriamento ou mudanças no estado de agregação em corpos quando recebem ou cedem energia.
Temperatura
Temperatura é uma grandeza que permite a comparação entre os estados térmicos dos sistemas. De forma intuitiva, temos a experiência de efetuar essa comparação através de nossos sentidos, como o tato. Mas, de forma simples, podemos verificar que esta forma é muito imprecisa. Pessoas diferentes podem experimentar sensações térmicas diferentes dentro de um mesmo ambiente, pois as noções sensoriais de “quente” e “frio” são subjetivas e dependem, principalmente, do estado anterior ao qual estivemos expostos.
Para darmos uma visão mais precisa desses conceitos de “quente” e “frio”, tomemos como exemplo um recipiente maleável, como uma bexiga de festa, cheia de gás. Ao aquecermos o gás, a bexiga infla. Isso acontece porque as partículas do gás, em contínuo movimento, ficam mais rápidas em média e colidem com as paredes da bexiga em tempos cada vez menores. Embora essa visão não seja tão simples em um líquido e em um sólido, onde as partículas não se movem com tanta liberdade, podemos associar a temperatura e, por consequência, a ideia de aquecimento, com o estado de movimento, agitação ou energia das partículas que formam um sistema. Assim, de forma inicial, tomaremos isto como verdade:
Temperatura é um valor associado ao estado de movimento ou agitação das partículas de um sistema.
EQUILÍBRIO TÉRMICO
Misture em um recipiente duas quantidades iguais de água, uma muito quente e uma muito gelada. Ao final, o que teremos? Sabemos que obteremos água morna e que não muda mais seu estado térmico, ou seja, não esquenta mais ou esfria mais espontaneamente. A esse estado, no qual as características térmicas de um sistema não se alteram, chamamos de equilíbrio térmico. É importante ressaltar que a natureza, segundo nossa experiência cotidiana, tende a levar os sistemas a um