oliveira verdejante na casa de Deus
Texto base: Salmo 52.8
Informações obtidas por instituto de pesquisa cristã localizada em Israel dão conta de que; A azeitona, fruto da oliveira era a matéria prima utilizada para produzir quatro tipos de azeite. A extração era processada em uma grande prensa, composta de uma tora de madeira maciça e quatro grandes pedras. Nela era depositada as azeitonas e, em seguida, a primeira pedra quando deslocada apertava as azeitonas e extraia o primeiro azeite, o especial, obtido para uso no templo para a unção e a adoração ao Senhor, o Deus de Israel.
Com o peso da segunda pedra era extraído o segundo azeite. Este era para aplicação alimentar. Com o peso da terceira pedra era extraído o terceiro azeite e, este era destinado à iluminação, era uma espécie de combustível utilizado para abastecer as lâmpadas, principal instrumento de iluminação, também naquele tempo. Com o peso da quarta pedra na prensa extraia-se um quarto azeite misturado ao farelo da azeitona, uma massa de resíduo final da prensagem, que era utilizada para fabricar o sabão.
A análise desta expressão em um plano espiritual é muito profunda, e Deus certamente estará tratando a sua vida com este estudo!
O primeiro azeite:
Observem que ele era o especial, era levado para o templo da gloria de Deus. Sua aplicação era na unção e na adoração ao Senhor. A lição que aprendemos aqui é; O melhor de nossa vida é para o Senhor.
Como as azeitonas, frutos da oliveira, temos que ir para a prensa de Jeová, e deixar ele nos processar para que flua de nós o óleo especial. Na simbologia da Bíblia o azeite é o Espírito Santo ele nos levará para uma condição de perfeitos adoradores seremos como aqueles que Jesus mencionou serem procurados pelo Pai. João 4.23-24, Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o pai procura a tais que assim o adorem.
Quando passamos pela prensa de Jeová e de nós flui o