Olimpíadas como inclusão social
Através das olimpíadas, por ser o maior evento esportivo e que reúne o maior número de atletas de vários esportes e países, temos grandes oportunidades de oferecer atividades culturais e educativas e integrar mais e mais pessoas no meio esportivo e cultural.
Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes. E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitam e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos de receber as mesmas oportunidades diante da vida.
Através das Olimpíadas temos a oportunidade de estar diante das mesmas oportunidades, pois, a finalidade é competir, e para vencer basta apenas ter aptidão no que se propôs a competir e muita disciplina e treino dentro daquela proposta,não sendo isto privilégio de uma camada da sociedade, mas, abrange a todas as classes sociais..
Os portadores de necessidades especiais, agora tendo acesso através das olimpíadas aos diversos setores da mídia, levam através de seus esforços e suas conquistas orgulho aos seus países, sendo esses excluídos socialmente, isto é fato que merece uma atenção especial.
A tendência da sociedade é modificar em suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa com deficiência, a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade.
A inclusão social através dos esportes é o melhor caminho para valorizar o ser humano e fazer com que ele