Olimpiedas 1928 e 1932
1926 palavras
8 páginas
JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C.. Os Jogos eram realizados em um vilarejo chamado Olímpia, na Grécia.
Uma das finalidades dos Jogos Olímpicos era homenagear Zeus, maior divindade do Olímpio, segundo a mitologia grega. Os Jogos eram realizados de quatro em quatro anos e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. As disputas reuniam homens livres de cidadania grega; mulheres, escravos e estrangeiros não podiam participar; e as mulheres nem se quer podiam assistir aos jogos.
Como o passar dos anos, o cristianismo, que cada vez mais se firmava no Império Romano (os romanos dominavam a Grécia desde 144 a.C) passou a combater os Jogos Olímpicos, pois não tolerava manifestações pagãs em seu império, e os aboliu em 393 d.C., por 1500 anos não aconteceu essa celebração.
Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram recriados por Pierre de Coubertin, e finalmente no dia 6 de 1896 a chama olímpica brilhou novamente. Coubertin, nascido em 1863, era muito interessado nos Jogos do passado, queria conscientizar seus contemporâneos sobre a importância ebenefícios que o esporte proporcionava aos jovens, para isso acontecer ele precisava de argumentos convincentes a fim de mudar a opinião das pessoas. “Então, o visionário francês, amante da cultura, teve uma extraordinária ideia: recriar os Jogos Olímpicos.”
E foi em sucedido, pois visionava não somente os jogos em si, mas também a educação por meio do esporte. Criou o ComitêOlímpico Internacional em 1894, e em 1896 realizou o primeiro Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas.
As modernas Olimpíadas, ou seja, o período em que ocorrem as edições dos Jogos Olímpicos divide-se em Jogos de Inverno e de Verão, ocorrem de quatro em quatro anos, como na Antiguidade, alternando-se a cada dois anos entre os Jogos de Verão e os de Inverno.
O lema dos Jogos Olímpicos da Era Moderna passou a ser “O importante é competir” A primeira edição