Oligossacarídeos
OLIGOSSACARÍDEOS
São polímeros ( são compostos químicos de alta massa molecular) que contém de 2 á 10 unidades de monossacarídeos ( carboidratos , normalmente compostos por 7 carbonos que não sofrem hidrólise), unidos por ligações glicosídeas.
"Oligo" em grego significa " poucos", então, os oligossacarídeos são formados por poucos monossacarídeos que podem ser combinados de diversas formas.
São usados para aumentar o nível de bactérias lácteas no intestino.
Para ser um prebiótico, tem que ser uma substância não metabolizada no intestino delgado, e que, quando chega ao intestino grosso, servem de fonte de carbono para as bactérias ali presentes.
Explicando : Para ser um alimento prebiótico, deve-se :
*Não ser hidrolisado ou absorvido na parte superior gastrointestinal ( boca, faringe, esôfago e estômago).
* Deve promover seletivamente o crescimento e/ou estimular a atividade metabólica de báctérias promotoras de saúde, alterando assim , favoravelmente, a flora intestinal. Atualmente, o principal alvo dos prebióticos são as bactérias do gênero Bifidobacterium.
* Os alimentos que fazem parte dos oligossacarídeos são normalmente derivados da sacarose, são encontrados em vegetais, frutas, legumes e etc.
* A concentração de prebióticos em alimentos funcionais é muito baixa, devendo ser extremamente consumidos para o efeito fisiológico desejado, sendo assim são encontrados muitos nutracêuticos dessa classe.
ALIMENTOS NA LISTA DOS PREBIÓTICOS :
-Banana
-Cevada
- Alho
-Mel
-Cebola
-Aspargos
-Trigo
- Centeio
-Açúcar Mascavo
- Tomate
-Alcachofra
-Raiz de Chicórea
-Alho Poró
USO DE OLIGOSSACARÍDEOS EM CRIANÇAS:
Foi comprovado que o uso de oligossacarídeos em leites em pó infantis é benéfico a flora intestinal de crianças e recém nascidos.
Os estudos feitos em diversas faixas etárias, comprovaram que o uso promove fezes macias, aumento de bifidobactérias (