Olhos
Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos ou nervosos que serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central (SNC), onde será produzida uma resposta (voluntária ou involuntária). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados é diversa.
Tipos de receptores:
- Exteroceptores: respondem a estímulos externos, originados fora do organismo.
- Proprioceptores: os receptores proprioceptivos encontram-se no esqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posição do indivíduo no espaço, assim como o movimento, a tensão e o estiramento musculares.
- Interoceptores: os receptores interoceptivos respondem a estímulos viscerais ou outras sensações como sede e fome.
Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificação nervosa; mais complexos formados por elementos nervosos interconectados ou órgãos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais.
2) Faça um esquema, do olho humano em corte, identificando suas diversas partes.
Para resumir como nossos olhos funcionam vou descrever o caminho da luz até a formação da imagem pelo nosso cérebro.
A luz emitida pelos objetos entra no nosso olho através da córnea. A córnea é a parte mais externa do olho. É uma lente transparente que faz a primeira e principal refração da luz.
Daí a luz atravessa a pupila e passa pelo cristalino, uma estrutura biconvexa e transparente. No cristalino os raios de luz são focalizados para incidir diretamente na retina.
A retina é uma estrutura com várias camadas de