Olhem sociologia
Na sociedade societária, sempre complexa e diversificada, com variedade de grupos e interesses muitas vezes conflitivos, rompem-se em grande parte a influência penetrante da tradição. A relativa uniformidade de pensamento é em geral substituída por uma enorme variedade de interesses e ideias divergentes. São relativamente poucas as crenças, os valores e os padrões de comportamento universalmente aceitos. Os mores são enfraquecidos e a lei formal emerge para regular o comportamento e governar o intercâmbio social. (Procure o verbete mores no "Dicionário básico de Sociologia".) No lugar da firme integração, característica da sociedade comunitária, a sociedade societária é frouxamente articulada e o grau de consenso tende a diminuir. Isso pode sugerir uma frequência maior de situações de conflito.
Interpretação e prognóstico
A distinção entre sociedade comunitária e sociedade societária proporciona uma base para a interpretação da sociedade contemporânea e o prognóstico (pro-jeção) de tendências.
A tendência observada tem sido a transformação das sociedades comunitárias em sociedades societárias. O crescimento das cidades, o suposto declínio da importância da família, a extensão da burocracia, o enfraquecimento das tradições, o papel diminuído da religião na vida cotidiana, tudo isso comprova essa transformação.
Tais mudanças conduzem,