Olhaa
Aula Prática de Microscopia
Nome: Bruno de Souza do Nascimento
Nome: Gabriel Prochnow
Professora: Alessandra Novak Santos
Fundamentos Científicos e Tecnológicos – FCT/Biologia
Joinville
2014
INTRODUÇÃO
O microscópio é um instrumento utilizado para observar seres ou estruturas imperceptíveis a olho nu. Existem vários tipos de microscópio, o mais utilizado em laboratórios é o óptico, ele é constituído por uma parte mecânica, uma óptica e um sistema de iluminação. A ampliação do microscópio, consiste no aumento em grande proporção dos diâmetros aparentes dos objetos que serão observados.
O microscópio foi inventado, supostamente, por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos invisíveis a olho nu. Porém, o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza, foi Antonie Van Leeuwenhoek. O microscópio de Leeuwenhoek é considerado simples, o inventor do microscópio composto é Robert Hooke.
OBJETIVOS
Identificar as partes do microscópio;
Aprender a observar uma lâmina no microscópio;
Preparar uma lâmina.
MATERIAIS E MÉTODOS
Com o microscópio (óptico, com duas lentes oculares), cada grupo obteve duas lâminas para observação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao olhar pelo dispositivo óptico, no primeiro instante não foi possível identificar do que se tratava, após alguns ajustes de posicionamento e foco, notamos que era um tipo de tecido. Esse tecido possuía várias camadas contínuas, que pareciam ser da cor rosa, o tecido era muscular. Na outra lâmina, as linhas se repetiam, mas não chegamos a descobrir o que era.
CONCLUSÃO O microscópio foi observado, assim como sua estrutura e suas funções, aprendendo a manuseá-lo.