Olfação
O nariz é uma protuberância localizada no centro da face. Sua parte exterior é denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente é denominada cavidade nasal.
Nariz externo
O nariz externo possui forma piramidal e está localizado no plano medial da face. As faces laterais do nariz apresentam uma saliência semilunar que recebe o nome de asa do nariz. As duas aberturas do nariz, pelas quais o ar entra, são denominadas de narinas.
Constituição:
a) Óssea: ossos nasais e o processo frontal da maxila.
b) Cartilaginosa: cartilagens nasais laterais, cartilagens alares maiores e menores e a cartilagem do septo nasal.
A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz.
a) Divisão:
- Vestíbulo: porção posterior, onde encontramos os pelos ou vibrisas.
- Cavidade nasal propriamente dita: onde estão localizadas as regiões olfatórias e respiratórias.
b) Orifícios:
- Narinas: são aberturas localizadas anteriormente.
- Coanas: são aberturas localizadas posteriormente.
c) Acidentes anatômicos:
- Septo nasal: divide a cavidade nasal e as narinas, é formado pelo vômer, pela cartilagem do septo nasal e pela lâmina perpendicular do etmóide.
- Concha nasal: constituem um total de três pares, cada par possui um componente esquerdo e um direito: concha nasal superior, concha nasal média e concha nasal inferior.
- Meatos: são canais localizados entre as conchas nasais ou entre a concha nasal e o assoalho da cavidade nasal. Podem ser classificados em superior, médio e inferior.
Receptor Olfatório
O sistema olfatório dos vertebrados é capaz de discriminar milhares de odores com base em uma família de receptores olfatórios cujo número chega a centenas ou possivelmente milhares. Os receptores olfatórios são seletivos, mas de sensibilidade ampla e superposta, o que levanta a hipótese interessante de que os receptores talvez funcionem de maneira semelhante aos pigmentos visuais na produção de visão em cores. A