oleo reciclagem
O ato de reciclar não é nenhuma novidade, sempre ouvimos falar do reaproveitamento de papel,aluminio e plastico. Mas outro produto muito conhecido por nos tambem pode passar por esse processo: o óleo de cozinha.
Segundo a Associação Brasileira das indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), só no estado de São paulo são consumidos anualmente 242 milhões de litros de óleo. O número nacional é ainda ainda maior, no pais todo são usados 3 bilhões de litros de óleo ao ano. Como não é consumido integralmente, o problema de onde descarta o óleo que restou das frituras é sério. A atitude mais comum dos consumidores é jogar o óleo usado na pia. Porém, esse gesto é errado e causa muitos transtornos. Quando jogado na rede de esgoto, o óleo pode se solidificar, aglutinar-se a outras particulas e entupir os encanamentos. Para se ter uma ideia de como isso é grave 40% dos casos de entupimentos de tubulações são causados pelo óleo solidificado.
O desentupimento ou mesmo a troca desses canos custa caro e esse preço é revertido ao consumidor na tarifa de esgoto que consta na conta de água. O entupimento dos encanamentos também facilita a ocorrência de enchentes. Além disso, o óleo contamina a água. Segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), um litro de óleo contamina até 25 mil litros de água. Se o esgoto não passar por tratamento, e 62,1% do esgoto produzido no Brasil não passa ( de acordo com dados do SNIS - Sistema Nacional de informações sobre Saneamento Básico - de 2010), o óleo contaminará também os rios que recebem o esgoto, causando danos consideráveis á fauna e á flora aquática.
Outro modo comum de descarta o óleo é joga-lo no lixo doméstico. Essa também causa transtornos ambientais , já que a maior parte do lixo produzido no país vai parar em lixões. O óleo, quando em contato com o solo, causa a impermeabilizacão deste, ou seja, dificulta a