oleo dieletrico
1 - INTRODUÇÃO
Óleos minerais isolantes são determinados tipos de óleos básicos extraídos do petróleo, com tratamento específico e destinados à utilização em transformadores, chaves elétricas, reatores, dijuntores, religadores, etc. Num equipamento elétrico, o óleo é usado simultaneamente como isolante e refrigerante. Para isolar, o óleo deve ser isento de umidade e de contaminantes e para resfriar deve possuir baixa viscosidade e baixo ponto de fluidez para facilitar sua circulação.
O óleo isolante ideal é aquele que tem baixa viscosidade; alto poder dielétrico e alto ponto de fulgor; é isento de ácidos, álcalis e enxofre corrosivo; resiste à oxidação e à formação de borras; tem baixo ponto de fluidez e não ataca os materiais usados na construção de transformadores e artefatos elétricos; tem baixa perda dielétrica e não contém produtos que possam agredir o homem ou o meio ambiente.
2 – REFINAÇÃO
Os óleos naftênicos normalmente são usados para a produção de óleos isolantes, embora atualmente também se utilizem óleos parafínicos. Uma vez selecionada a viscosidade adequada, o óleo é submetido a um ou uma combinação dos seguintes processos: tratamento a ácido, extração por solvente ou hidrogenação.
2.1 - Tratamento a ácido
No tratamento ácido, os ácidos são removidos através de neutralização com soda, lavagem com água e tratamento com argila.
2.2 - Tratamento a extração por solvente
Na extração por solventes, o óleo entra em contato com furfural para a separação dos carbonatos aromáticos e é tratado com argila.
2.3 - Tratamento a hidrogenação
Na hidrogenção, faz-se a reação com hidrogênio na presença de catalisador seguida de tratamento com vapor de água e argila.
Dependendo da origem do básico, o óleo isolante poderá ser submetido a um processo de desparafinação, para adequar seu ponto de fluidez.
3 - PROPRIEDADE FÍSICAS, QUÍMICAS E ELÉTRICAS
1 de 7
ÓLEO ISOLANTE
3.1 - Propriedades físicas
3.1.1 - Viscosidade: deve