Oleo de lorenzo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Nutrição FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Nutrição
Disciplina: Histologia e Embriologia
Professor: Ramon
Aluno: Francisco das Chagas Souza Holanda
ANEMIA FALCIFORME * O QUE É A DOENÇA ANEMIA FALCIFORME?
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que podem manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.
As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal. * COMO OCORRE ESSA DOENÇA?
A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas não a doença manifesta. * QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS? Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, Dores articulares, Fadiga intensa, Palidez e icterícia, Atraso no crescimento, Feridas nas pernas; Tendência a infecções, Cálculos biliares, Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais, Priapismo ,diagnostico, tratamento. * O DIAGNOSTICO?
A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.
* TRATAMENTO?
Não há tratamento