Oleaginosas
O que são
Oleaginosas são vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. Os óleos extraídos são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), que na temperatura de 20° C exibem aspecto líquido. As gorduras distinguem-se dos óleos por apresentar um aspecto sólido à temperatura de 20° C. São formados predominantemente por triglicerídios, compostos resultantes da condensação entre um glicerol e ácidos graxos. Os principais óleos e gorduras vegetais comercializados são:
Óleo de soja
Óleo de canola
Óleo de girassol
Óleo de milho
Óleo de arroz
Óleo de uva
Óleo ou gordura de coco de babaçu
Óleo ou gordura de coco
Óleo ou gordura de palma
Óleo ou gordura de palmiste
Óleo de gergelim
Óleo misto ou composto
Óleo vegetal saborizado e azeite saborizado
Azeite de oliva
Óleo de dendê
Sendo o Brasil um país de clima tropical isto facilita o cultivo de várias espécies oleaginosas, nativas ou manejadas, com grande potencialidade para todas as regiões do território nacional. Aqui, se reúnem as condições ideais para a produção de uma variedade de oleaginosas que servem de matéria-prima para o biodiesel. O Brasil possui uma produção de mais de 35% de energia renovável, em relação ao resto do mundo. Em cada uma das cinco regiões brasileiras existem oleaginosas específica, que são utilizadas na produção do biodiesel: o dendê e o babaçu aparecem na região norte, o algodão e a mamona no nordeste, a soja é utilizada no centro-oeste e no sudeste e o sul faz uso do girassol como matéria-prima.
Imagem- Atlas do Biodiesel por regiões brasileira
Fonte: www.biodieselbr.com/i/biodiesel - biodiesel-brasil-potencial. jpg
Propriedades físico-quimicas
Quando enquadrados nesses limites, o biodiesel poderá ser usado na maioria dos motores modernos sem modifi cação e manterá o mecanismo, a durabilidade e a confi abilidade do motor.
As propriedades físico-químicas do biodiesel servem para avaliar os