Olar
a) ACOMODAR: Por meio do sobrenatural, do transcendente, os povos primitivos tinham condições de lidar melhor com a realidade, situando-se de forma espontânea no mundo.
b) TRANQUILIZAR: O homem primitivo habitava um mundo que ainda não compreendia e tinha de se defrontar com fatos e fenômenos que lhe causavam medo. Para torná-los compreensíveis e, conseqüentemente, afastar o temor e a insegurança, desenvolveu uma espécie de linguagem interpretativa, o mito, que explicava o mundo de forma alegórica ou poética, atribuindo a origem de tais fenômenos a deuses ou a seres que transcendiam os limites humanos.
c) FIXAR MODELOS PARA AS AÇÕES HUMANAS: As várias culturas trazem mitos sobre a origem do mundo, da tribo, do homem, dos vegetais, dos animais, da alegria, da dor, etc.
Natureza do pensamento mítico 10ª aula
Mito primitivo – a forma privilegiada do homem se situar frente ao desconhecido.
Mito moderno – divide com outras visões de mundo o domínio do saber.
Características do Mito Primitivo 10ª aula
Coletivo – o grupo, cuja sobrevivência deve ser assegurada, existe antes do indivíduo e é só através dele que os sujeitos individuais se reconhecem enquanto tal.
Dogmático – apresenta-se como verdade que não precisa ser provada e que não admite contestação. A aceitação é através da fé e da crença.
Irreflexivo – deve-se aceitar como verdade, não pela sua comprovação, mas baseado na autoridade dos representantes da sociedade.
Religioso – O pensamento mítico está muito ligado a magia, ao desejo, ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo.