olaa
No plano mundial, cerca de 35% das necessidades de cobre são supridas pela reciclagem do cobre encontrado em computadores, equipamentos eletrônicos, válvulas e eletrodomésticos.
E como cada vez se torna mais necessário cuidar do meio ambiente e melhorar o uso de recursos, a reciclagem está em seu auge e o cobre desempenha um papel de protagonista.
Um exemplo: Norddeutsche Affinerie, o maior produtor de cobre na Europa, informou que está investindo 62,5 milhões de Euros para ampliar a capacidade de sua unidade de reciclagem de sucata de cobre em Luenen, Alemanha Central.
O projeto para 2011 aumentará a capacidade de processamento em Luenen de 220 mil para 350 miltoneladas por ano, dedicando-se à reciclagem de sucatas como equipamentos eletrônicos e resíduos industriais.
“Este investimento destaca nossa estratégia de processar uma ampla quantidade de materiais recicláveis de uma maneira amistosa com o meio ambiente”, disse Michael Landau, diretor de Metais Reciclados da Norddeutsche.
Além da Norddeutsche, em Boisthorel (França) também existe um bom exemplo de reciclagem. A cada dia, 450 toneladas de latão (uma liga de cobre e zinco) são usadas para a fabricação de cabos, tambores e outros produtos industriais prontos para serem usados. Este lugar existe há 150 anos e processa cerca de 80 toneladas anuais de sucata destinadas em sua maioria à arquitetura.
Em 2004 foram produzidas na Europa 2.7 milhões de toneladas de cobre. Atualmente a indústria da reciclagem do cobre é capaz de recuperar virtualmente 100% do cobre utilizado, gerando muito pouco ou nenhum lixo. Este processo