OLA td bem?
-Samuel Torres Nº 17
No âmbito da disciplina de GPPD visitamos no dia 14/11/2014 o arquivo da Câmara Municipal de Moura e o Arquivo Municipal João da Mouca, a visita a estes dois locais foi entre as 10:15h e as 12:30.
A câmara municipal é o órgão executivo colegial de cada um dos municípios de Portugal.
Por extensão, o termo "câmara municipal" também se refere ao conjunto dos departamentos e serviços da administração municipal.
Como órgão executivo do município, a câmara municipal é o seu governo, com funções semelhantes às das prefeituras brasileiras. É um orgão colegial, composto por um presidente e por um número variável de vereadores, a que são, ou não, atribuídos pelouros. O presidente da câmara municipal costuma ser o primeiro nome da lista mais votada nas eleições autárquicas, e em geral os vereadores com pelouros (aqueles que trabalham a tempo inteiro, ou a meio tempo na gestão da autarquia) são os restantes membros dessa lista que foram eleitos. Os vereadores sem pelouro costumam ser os elementos da câmara eleitos pelas listas minoritárias, e geralmente constituem-se como oposição. A equipa governativa composta pelo presidente da câmara e pelos vereadores também é referida como executivo municipal ou como vereação.
No arquivo da CMM foi-nos explicado por a responsável da entrada e saída de documentação e cartas a Sra. Lina Pancadas o modo de realização da organização de documentação como ofícios, cartas de reclamação, requerimentos e todos os pedidos de espaços. Foi-nos explicado também como era feita a entrada de cartas no departamento de arquivo da câmara. Que algum tempo a recepção de correspondência era toda feita por os correios e um funcionário o Sr. Gonçalves ia fazer essa recolha aos CTT. Nos dias de hoje maior parte da documentação já é recebida por e-mail e em formato digital pois por esse meio de correio electrónico as pessoas, colectividades etc, já podem fazer qualquer tipo de pedido fora do