Ola mundo
Os administradores matem relações com pessoas que possuem valores e metas, crenças, conhecimentos e experiências diferentes, conflitos são resultado esperado. Escassez de recursos e expectativas de cargo pouco definidas constituem fontes frequentes de conflito numa organização.
Guy (1986) acredita que quanto mais complexo, mais conflitos vão existir, assim acontece com as organizações quanto maiores mais complexas se tornam e ambíguas.
Johnson (1994) defende que a contenção de custos, a reestruturação de organizações que prestam atendimento à saúde e a competição fizeram surgir maiores conflitos em os profissionais de enfermagem, que são gerados quando a diferenças entre os valores econômico e profissional e quando a competição entre os profissionais.
O reconhecimento, explicito de que os conflitos naturalmente ocorre reflete na maneira em que os sociólogos encaravam os conflitos 100 anos atrás. O pensamento atual é que o conflito não deve ser evitado e nem incentivado, e o administrador deve usar o conflito como impulsionador para o crescimento da inovação e produtividade, e o administrador deve saber identificar os estágios iniciais e prontamente intervir, para que os subordinados e a produtividade da organização não seja afetada, e a solução requer habilidade de liderança e funções administrativas em todos os níveis hierárquicos. este capitulo trás a visão geral do conflito gerador de crescimento versus o conflito gerador de disfunção na organização, as categorias de conflito e o próprio processo de conflito e as estratégias para a resolução bem-sucedida.
Papeis da Liderança – ter autopercepção e trabalha conscientemente para solucionar conflitos intrapessoais, agir assim que percebe o conflito e antes que o mesmo se manifeste, buscar soluções vitoriosas, reduz as diferenças de percepção entre as partes