OKKKK
Taxa de Consumo de água
“per capita” 180 L/hab.dia
Coeficiente de Retorno 0.80 ( 80%)
Taxa de Infiltração 0,5 L/s.Km
DIMENSIONAMENTO E ETAPAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES O sistema de tratamento de efluentes sanitários prevê que deverá ser constituído por tratamento preliminar, tratamento primário e secundário, assim como o tratamento do destino final do lodo.
TRATAMENTO PRELIMINAR A principal finalidade do tratamento preliminar é a remoção dos sólidos grosseiros e sólidos finos que são conduzidos pela rede coletora. Nesta etapa será construído o sistema de gradeamento, a fim de reter os sólidos considerados grosseiros, como plásticos, madeiras entre outros. Depois desse tratamento, o efluente passará por uma caixa de areia, quadra ou retangular de acordo com dimensões tecnicamente calculadas. Será de alvenaria impermeável onde tem por finalidade a remoção dessas partículas variando entre 0.1 a 0.4 mm, que estão no esgoto domestico. O tempo de detenção do efluente nesta caixa será de 60 segundos, com velocidade horizontal de 0,30m/s e velocidade de sedimentação de 0,75m/s para partículas de 15mm de diâmetro. Por fim, o esgoto escoará por uma calha Parshall, que é aonde mede a vazão onde tem uma dimensão padronizada de acordo com a vazão do uso domestico. A condução da agua será forcada diminuindo a garganta e assim aumentando a pressão, sendo que o nível da agua a montante da garganta é o indicativo da vazão a ser medida.
TRATAMENTO PRIMARIO O tratamento primário tem como objetivo principal remover os sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes. Depois do tratamento preliminar, o efluente é conduzido para um decantador para que os sólidos com suspensão de maior peso contidos nos esgotos possam sedimentar e fiquem depositados no fundo do decantador, criando assim o lodo primário. Este tratamento tem uma eficiência de remoção de sólidos em suspensão entre 60 e 70% e a de DBO em torno de