ok ok ...
Política
Ouve um revezamento de poder entre o Partido Liberal e o Partido Conservador, por conta de não existir muita diferença entre eles quando um ou outro estavam no poder.
-Parlamentarismo inverso
Ao contrário do parlamentarismo tradicional onde o poder legislativo dava sustentação política ao executivo, no segundo reinado, o executivo, no caso Dom Pedro II, tinha poder moderador.
Economia
-Café
O forte da economia brasileira no Segundo Reinado, começou a ser introduzido na Baixada Fluminense e no Vale do Paraíba e depois se expandiu para o oeste paulista. Isso formou duas áreas cafeeiras:
Vale do Paraíba (Rio de Janeiro): Área tradicional. Seus grandes proprietários apóiam e defendem a Monarquia. Utiliza da mão de obra escrava.
Oeste Paulista: Área Moderna. Seus grandes proprietários são pró República. Utiliza da mão de obra assalariada.
-Tarifa Alves Branco
Lançada por Alves Branco (ministro da fazenda na época) em 1844 com o intuito de proteger a economia nacional taxava impostos para produtos exportados ao Brasil. Se o produto que seria exportado já estivesse sendo produzido no país teria uma taxa de 60% do contrário essa taxa era diminuída para 30%.
-Era Mauá
Além de proteger a economia brasileira, a tarifa Alves Branco vai fazer com que ocorra a substituição de importações e um desenvolvimento das instalações de fabricas no Brasil dando início a “Era Mauá” (dado esse nome pelas ações do Barão Mauá). Mauá tinha diversos empreendimentos no país. Devido à pressões internacionais essa era não passou de um surto industrial.
Social
-Religião
O Imperador tinha controle sobre o Clero e toda ordem do papa teria que ser aprovada por ele para vigorar no Brasil.
-Abolicionismo
Lei Eusébio de Queiroz (1850): Considerada a primeira lei abolicionista oficializada em território brasileiro, proibia a chegada de embarcações negreiras no país.
Lei do Ventre Livre(1871): Dizia que todo filho de escravo