OK dok
EU SOU UM EMPREENDEDOR?
Muito se fala em empreendedorismo atualmente, que é uma palavra nova em nosso vocabulário, mas tem origem francesa que a princípio era utilizada às pessoas que tomavam decisões e se colocavam em risco, no século XVIII defendia-se a ideia que empreendedor era alguém que aumentava a produtividade, pensava diferenciado.Essa visão é muito mais próxima da atualidade.
Já na década de 40/50 é onde o termo ganha mais atenção, onde se defende que empreendedor é a pessoa que inova que busca alternativas diferenciadas. Se alguém investe seu capital em algo já existente, ele poder ser considerado um empresário, porém quando se aplica ideias inovadoras, que será um diferencial no mercado, pode se considerar um empreendedor.
Hoje ser empreendedor está no auge, e não são poucas as pessoas que pretendem ter seu próprio negócio, mas é necessário avaliar se seu perfil é adequado para esse investimento.
Para isso o ideal é ter autoconhecimento, faça testes que avaliem seu potencial e comportamento, melhore suas qualidades.
Tenha conhecimento sobre o que pretende investir e estude sobre a vida de empreendedores que admira com os quais se identifica e pretende seguir a mesma linha. As chances de sucesso serão maiores se unir talento e conhecimento.
QUE TIPO DE EMPREENDEDOR EU SOU?
Podemos distinguir o comportamento empreendedor em dois perfis:
Aquele que investe seu tempo e dinheiro em seu próprio negócio, o empreendedor clássico.
Aquele que possui o perfil empreendedor, porém o aplica dentro de uma empresa já existente, como colaborador, o intraempreendedor, que é muito valorizado entre as empresas neste momento.
Mantendo nosso foco no empreendedorismo, há perfis comportamentais diferentes e se faz necessário compreender qual é o seu perfil, para melhor administrar o seu negócio, como também para busca de um sócio, que deve ter o perfil oposto, porém complementar ao seu para que a empresa possua competências significativas de