oiuhkbv
1127 palavras
5 páginas
Questão 1:Com base nos estudos desta disciplina e no texto citado a seguir , responda a questão que segue.
A política é como a perfuração lenta de tábuas duras. Exige tanto paixão como perspectiva. Certamente, toda experiência histórica confirma a verdade ─ que o homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível. Mas, para isso, o homem deve ser um líder, e não apenas um líder, mas também um herói, num sentido muito sóbrio da palavra. E mesmo os que não são líderes nem heróis devem armar-se com a fortaleza de coração que pode enfrentar até mesmo o desmoronar de todas as esperanças, ou os homens não poderão alcançar nem mesmo aquilo que é possível hoje. Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele lhe deseja oferecer. Somente quem, frente a tudo isso, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política. (WEBER, p. 153, 1919 apud REIS, 1989, p. 15).
Explique como a compreensão sobre o conceito de política pode nos ajudar a entender os problemas com que se defronta a ordem política brasileira atualmente. Fundamente a sua resposta por meio de um texto contendo de 8 a 12 linhas.
3,0 pontos
Se considerarmos alguns conceitos de “POLÍTICA” propostos por Schmitter, Rua e Hanna Arendt; percebemos que exercer política no Brasil é uma tarefa bastante árdua. Ao pensar que política trata-se da solução pacífica dos conflitos ou do equilíbrio das relações de poder existentes, conclui-se que em nosso país existe grande disparidade entre o poder exercido pelas classes sociais desprovidas de recursos e as classes abastadas. Frequentemente vemos os interesses das elites sendo atendidos e impedindo que ocorram projetos que visem maior justiça social. Além disso, é possível perceber que grande parte dos representantes que temos no Congresso Nacional e no Poder Executivo fazem parte da elite brasileira.