oioioio
Planejamento e Execução da Coleta de Dados
2.1. Nota metodológica
Para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados procedeu-se inicialmente a uma pesquisa bibliográfica, por meio de consultas a fontes direta ou indiretamente relacionadas ao tema a ser tratado. A partir daí, e visando à interação mais direta com outros grupos que atuavam ou atuam em trabalhos semelhantes, foram visitados centros de pesquisa e entrevistados especialistas no assunto. Os autores também participaram de eventos e seminários em que o tema avaliação era central.
De posse de todas as informações consideradas relevantes e necessárias passou-se então para a fase de formulação de hipóteses e de construção das questões que poderiam ser abordadas junto aos pesquisadores que haviam adquirido os equipamentos objetos deste estudo. As questões consideradas pertinentes para atingir os objetivos gerais e específicos inicialmente propostos foram reunidas em um questionário estruturado com perguntas qualitativas e quantitativas.
Após a construção desse questionário preliminar, passou-se à fase de testes, na qual alguns pesquisadores ligados a diferentes instituições (Universidade de São Paulo – USP; Universidade
PARQUE DE EQUIPAMENTOS DE PESQUISA
43
Estadual de Campinas – Unicamp; Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária – Embrapa; Universidade Federal de São Carlos –
UFSCar) e a diferentes áreas do conhecimento (engenharia, agronomia, humanas, química) examinaram o conteúdo e as questões propostas e deram seu parecer. Sugestões consideradas pelos autores como relevantes foram incorporadas. O questionário resultante foi submetido aos diretores da FAPESP, que o aprovaram. A seguir, foi submetido ao Conselho Superior da FAPESP (12/05/2004) em uma apresentação oral em que foram abordadas seus pontos principais (Anexo VI). Sugestões apresentadas pelo Conselho foram também incorporadas.
Concluídas todas essas etapas, o questionário “Instrumento de Coleta