Oioi
O que é Lixo?
Lixo pode ser todo e qualquer material sólido que sobra das atividades humanas e, do nosso ponto de vista, perdeu a utilidade, o valor, ou não queremos mais usar nem guardar.
Nossa sociedade dá valor a estoques, quantidades e a "novidades", gerando o descarte cada vez mais rápido e desvalorizando a habilidade de adaptar, reformar, aproveitar ou recuperar.
Que tipos de lixos são perigosos?
Os lixos classificados como mais perigosos são originados em diferentes setores da economia. Por exemplo:
Serviços de saúde: gerado por hospitais, farmácias, ambulatórios médicos, clínicas veterinárias, institutos de pesquisa de saúde e biotérios, entre outros. São produtos químicos, medicamentos vencidos, seringas, agulhas, algodões etc.
Industrial: resultante dos processos industriais, são aparas e restos de materiais, lodos, subprodutos dos processos de fabricação etc.
Agrícola: produzido no campo pelas atividades agrícolas e pecuárias, são embalagens de agrotóxicos, adubos químicos etc.
Radioativo: rejeitos radiativos gerados, por exemplo, em laboratórios de análise de sangue, em usinas nucleares, etc.
Químico: de baterias de automóveis, aparelhos celulares, pilhas comuns etc.
Lâmpadas Fluorescentes
O elemento principal de uma lâmpada fluorescente é o tubo selado de vidro. Este tubo contém uma pequena porção de mercúrio e um gás inerte, tipicamente o argônio, mantidos sob pressão muito baixa. O tubo também contém um revestimento de pó de fósforo na parte interna do vidro e dois eletrodos, um em cada extremidade, conectados a um circuito elétrico. O circuito elétrico, que examinaremos mais tarde, é ligado a uma alimentação de corrente alternada (CA)
A necessidade de racionalização em seu descarte
O mercúrio, metal pesado encontrado na natureza no estado líquido, de características altamente tóxicas, tem altíssima densidade e enorme