oiiiiiii
Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda
Fonte: Gestão da Qualidade: Parcerias Eficazes
Como a sintonia entre empresário e fornecedor ajuda os dois a ganharem juntos
No ambiente de negócios, muito se fala na relação “ganha-ganha”, mas o que significa essa expressão?
Ela significa que a negociação tem uma característica incomum: ninguém perde, todos ganham. É o que se pode dizer, por exemplo, da relação ideal entre uma empresa e seu fornecedor.
Para entender melhor, vamos comparar com dois jogos: o tênis e o frescobol. O tênis é uma relação ganha-perde. Quando a bolinha cai no chão e fora do local, faz-se ponto. Alguém tem de ganhar, um jogador será o ganhador e o outro necessariamente será o perdedor.
Já o frescobol não tem essa característica. É que para se ganhar o jogo, não podemos deixar a bolinha cair no chão – os dois jogadores ganham. A ideia e a ação do frescobol são totalmente opostas ao tênis: “Somos bons se tivermos nivelados e juntos, nos ajudando mutuamente, em um verdadeiro trabalho em equipe”.
Para conseguirmos ter uma relação ganha-ganha, precisamos ter uma relação estilo “frescobol” e um comportamento cooperativo com nossos fornecedores.
Tanto o empresário quanto o fornecedor devem expor suas percepções, seus pontos de vista e suas ideias de forma adequada e no momento oportuno. Importante: sem julgar o comportamento do outro.
Veja alguns exemplos:
Eu me senti constrangido quando você não cumpriu o prazo e gritou comigo...
Eu compreendi as razões da sua decisão e gostaria de lhe dizer de que maneira vejo essa situação.
Eu tenho uma sugestão a lhe dar sobre seu trabalho, você quer ouvir?
Dessa forma, o parceiro dá o recado e ainda demonstra respeito.
O fornecedor pode pensar completamente diferente do empresário, ter opiniões opostas. Isso, porém, não precisa ser causa de conflito e desgaste, mas representa uma grande oportunidade de aprendizagem.
Se não gosto da qualidade do meu fornecedor, ou não