oicaradeboi
1227 palavras
5 páginas
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICASCORNELIO, Everton Saulo Strambi1
RESUMO:
O foco da aula prática de “padronização de soluções ácidas e básicas“ foi padronizar duas soluções de concentrações desconhecidas através da técnica de titulação auxiliada do indicador alcoólico de fenolftaleína.. Para isso o experimento foi divido em duas partes em que, na primeira titulou-se uma solução de NaOH utilizando biftalato de potássio com concentração 0,100 mol.L-1 considerada uma solução padrão primária. Com base na proporção estequiométrica de 1 para 1 e no volume gasto foi calculado a concentração de 0,095 mol.L-1 de NaOH. Na segunda parte titulou-se com o auxilio da solução de NaOH analisada na primeira parte do experimento a solução de HCl, obtendo a concentração de 0,1045 mol.L-1 para a solução ácida. Os resultados demostram que o objetivo da prática foi atingido e que as concentrações calculadas estavam próximas da esperada de 0,1 mol.L-1 para ambas as soluções.
PALAVRA-CHAVE: padronização de soluções, NaOH, HCl.
1.INTRODUÇÃO
Para conhecer a concentração exata de uma solução, necessita-se utilizar outra solução de concentração conhecida chamada de solução padrão que reaja com a solução de concentração desconhecida. A adição desta solução (titulante) sobre a padrão (titulada) usando uma bureta é conhecida como titulação1. Essa reação precisa ser acompanhada até o ponto em que ocorre o chamado ponto final da titulação (ponto de viragem). Com a ajuda de um indicador ácido-base de fenolftaleína a solução muda de cor quando todo o ácido é consumido, transformando a solução em cor-de-rosa. É exatamente neste ponto de virada que a titulação termina.
No gráfico da Figura 1, observa-se que no início o pH não varia muito, pois esta é a zona de tampão2. Um tampão é quando pode-se adicionar base (ou ácido) e não haverá variação significativa no pH. Continuando a adição de base, esse pH vai aumentar aos poucos até chegar ao ponto de