oi trabalho
A maioria das pessoas parece, em razão de sua ambição, preferir __ amada a amar, e é por isso que em geral os homens gostam da ___. O Adulador é um amigo em posição inferior, ou finge ser amigo ao mesmo tempo que estimula amar mais do que o amado; E ser amado parece guardar bastante semelhança com receber honrarias.
Todavia, tais pessoas gostam de ser distinguidas pelos que ocupam posição de autoridade, por causa de suas esperanças (pois pensam que, se necessitarem de alguma coisa, a conseguirão com eles). Por seu turno, os que desejam ser honrados por bons homens e sábios, acreditam na própria bondade apoiados ao julgamento dos que lhes fazem elogios.
Por outro lado, parece melhor ser amado que receber honras, e a amizade parece desejável a si mesma. Mas a amizade parece residir antes em amar do que em ser amado, como prova o deleite que mães sentem em amar seus filhos.
E assim, já que a amizade depende mais de amar que de ser amado, amar parece ser a virtude característica dos amigos.
É desta maneira que até pessoas desiguais podem ser amigas, estabelecendo-se uma igualdade entre elas. Com efeito, igualdade e semelhança são amizade, especialmente semelhança dos que são semelhantes pela virtude. Sendo constantes por natureza, eles mantem-se fiéis um ao outro. Um afasta o outro do mal, pois é característica dos homens bons, não fazer mal a eles próprios, nem permitir que seus amigos os façam. A amizade que visa à utilidade, parece ser a que mais facilmente forma entre contrários, pois pessoas, de fato, ambicionam aquilo que lhes falta e dão algo em troca. Nessa classe também poderia incluir a amizade entre amante e amado, e entre a pessoa bela e feia.
Talvez a verdade seja que o contrário nem sequer busca o contrário por sua própria natureza, mas apenas o acidentalmente, já que o intermediário é o objetivo verdadeiro do desejo. Com efeito, é o meio-termo que é realmente bom.
9
A amizade e a justiça parecem se relacionar com os mesmo objetivos e