oi sou eu mesmo
Sofia, nasceu com baixo peso e com 39 semanas de gestação de uma jovem mãe desnutrida. Ao nascer, sua glicemia era de 3,5 mmol/L (63 mg/dL) diminuindo rapidamente para 1,5 mmol/L (27mg/dL) após 1 hora, quando ela começou a ficar não responsiva e comatosa. Após o estabelecimento de uma infusão intravenosa de uma solução contendo glicose, a lactente apresentou uma melhora significativa com a normalização da glicemia. Com base no caso clínico, qual é a relação entre o estado nutricional materno e a hipoglicemia neonatal?
Após o nascimento a glicogenólise muscular ocorre rapidamente. Devido ao estado de desnutrição materna as reservas de glicogênio muscular da lactente estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia na lactente.
Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre exclusivamente a partir da gliconeogênese hepática, devido a isso, após o nascimento as reservas de glicogênio hepático estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia na lactente.
Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre a partir da circulação placentária. Após o nascimento a gliconeogênese hepática ocorre primeiramente seguida da glicogenólise muscular. Devido ao estado de desnutrição materna as reservas de glicogênio muscular da lactente estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia.
Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre exclusivamente a partir da glicogenólise hepática, devido a isso, após o nascimento as reservas de glicogênio hepático estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia na lactente. Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre a partir da circulação placentária. Após o nascimento a glicogenólise hepática ocorre primeiramente seguida gliconeogênese hepática. Devido ao estado de desnutrição