oi oi oi oi oi
Características
- Solidez nas construções (característica que herdaram dos etruscos);
- Uso do arco nas construções;
- Uso da abóbada (construção em forma de arco que preenche espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaços);
- Construções sóbrias, funcionais e luxuosas. A arquitetura para os romanos refletia uma postura sóbria e tinha um efeito mais prático do que para os gregos. Eles a utilizaram para construir estradas, criar um sistema de fornecimento de água através de aquedutos, disponibilizar banhos e lavatórios públicos e construir blocos de apartamento feitos primeiramente de madeira e depois de concreto, que chegavam a ter oito andares. O uso do concreto aumentou as possibilidades arquitetônicas e a construção de um grande número de edificações sem a necessidade do uso de colunas. Quando estas eram utilizadas, tratava-se mais de elemento de decoração do que de sustentação.
Tipos:
Termas: As termas romanas eram edifícios para banhos públicos e constituíam um ponto de encontro muito frequentado pelos romanos, principalmente no período imperial. Possuíam local separado para vestiário, piscina, banho quente, frio e com temperatura intermediária, além de locais para exercícios, jardins e até bibliotecas. As Termas de Caracala foram inauguradas em 216 d.C. e são consideradas a maior construção do tipo.
Teatros e anfiteatros Esse tipo de edificação começou a aparecer no fim do período republicano, instalada preferencialmente no