Ogm's
Introdução ……………………………………………………………………………………………………………………………………… 3
O que é um OGM …………………………………………………………………………………………………………………………… 4
Evolução dos conhecimentos sobre os OGM’S ………………………………………………………………………… 5
Transgénicos …………………………………………………………………………………………………………………………………… 6
Técnicas de Manipulação Genética ………………………………………………………………………………………… 6 e 7
Vantagens e Desvantagens …………………………………………………………………………………………………………… 7
Controvérsia …………………………………………………………………………………………………………………………………… 8
Legislação Europeia e Nacional ……………………………………………………………………………………………… 9 e 10
Conclusão ………………………………………………………………………………………………………………………………………… 11
Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………………………………………… 12
A Biotecnologia tem vindo a assumir uma importância crescente a nível Mundial, europeu e nacional, pelo potencial económico e empregador que revela, tendo vindo a provocar alterações no nosso quotidiano. Da produção de sementes ao processamento das colheitas, do diagnóstico de doenças ao aperfeiçoamento de novas técnicas de tratamento, a Biotecnologia permite modificar processos e explorar novas oportunidades, algumas das quais imprevisíveis, como é o caso dos organismos geneticamente modificados.
O que é um Organismo Geneticamente Modificado? Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada.
Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico.
Um OGM é um organismo cujo material genético foi manipulado e um transgénico é um organismo que possui um ou mais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de