OGE HAGAZ

6265 palavras 26 páginas
I – Introdução
O pressente ensaio para efeitos de Avaliação Parcial na Cadeira de Organização e Gestão Escolar, pretende investigar e aprofundar sobre a Gestão Escolar numa Perspectiva Democrática. A abordagem detém as três vertentes da gestão escolar (Gestão Pedagógica/Didáctica, Administrativa/financeira e Funcional dos espaços). Trata-se de uma abordagem de tipo – Estudo de Caso, onde a Escola Primária Completa de Djuba foi o centro da nossa atenção.

A efectivação deste ensaio enfatiza o comprometimento e o desafio de se arraigar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas moçambicanas com maior incidência nas tuteladas pelo Ministério da Educação na qualidade de pessoa colectiva pública.

Numa primariedade relativa podemos referir que a aplicação da gestão democrática na escola ainda é uma realidade muito distante, em virtude das muitas contradições e conflitos de interesses possivelmente encontradas no seio dos diferentes actores escolásticos.

O presente ensaio está estruturado da seguinte forma: Capítulo I que comporta a Introdução, o Objecto de Estudo, o Problema, as Hipóteses, os Objectivos, a Justificativa, a Localização e Caracterização da Escola Primária Completa de Djuba, a Delimitação da Abordagem, a Revisão da Literatura a Conceituação e Teorização.
Capítulo II – Metodologia de Trabalho
Capítulo III – Apresentação das Amostras e Dados e o Capítulo IV - Conclusão e Recomendações. Finalmente, apresentamos as referências bibliográficas.

1.1. Objecto de Estudo
Gestão Escolar numa Perspectiva Democrática: Um Estudo de Caso – Escola Primária Completa de Djuba

1.2. Problema
Até que ponto a falta de uma Gestão Democrática na Escola Primária Completa de Djuba pode engendrar conflitos de vária ordem entre diferentes actores escolares (alunos, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não-docente).

1.3. Hipóteses

Relacionados