Oganogramas
O organograma pode ser definido como uma representação gráfica de uma estrutura formal de uma empresa, dando a todos a possibilidade de compreender os grandes acontecimentos da organização e seus funcionamentos.
REQUISITOS:
Fácil leitura;
Permitir boa interpretação dos componentes da organização;
Fazer parte de um processo organizacional de representação estrutural;
Ser flexível;
TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO:
Estrutural;
Circular;
Funcional;
Estrutural- Funcional;
Matricial;
OBJETIVOS DO ORGANOGRAMA: A objetividade do organograma é apresentada através de gráficos, a principio tendo por finalidade representar o agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
O PAPEL DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA ORIENTADA PARA O CLIENTE.
Pode-se dizer que a estrutura da organização com este enfoque serve como elemento facilitador, a estrutura funcional por exemplo, garante maior especialização nos departamentos específicos, tudo depende de quais as prioridades e estratégias da empresa. Se ela foca suas ações no cliente, esta estrutura deve dar mais ênfase nestas características, e no mercado onde atua. Cada estrutura enfatiza a uma área da empresa ou a um objetivo específico, isso significa que nem sempre o cliente está em primeiro lugar, no entanto é possível independente da estrutura a empresa ter metas apoiadas por informações do mercado e dos clientes. Mas isso não é corriqueiro, na maioria dos casos ocorre o contrário muitas empresas se dizem focada no cliente mais não conseguem traduzir as informações coletadas em ações e metas executáveis.
Partimos do príncipio de que existem muitos fatores que moldam uma "empresa cliente" mas, o principal deles são as pessoas, a cultura, a missão e os ojetivos da empresa.
ORGANOGRAMA ORIENTADO PARA O CLIENTE
O departamento de marketing tem maior autoridade para traduzir as informações do