Oftalmologia
A cicatrização é um processo complexo que envolve diversos eventos celulares e bioquímicos. Esse artigo é o resultado de um estudo em ratos que visa a descoberta de meios de melhorar e acelerar o processo de cicatrização. Tem como objetivo verificar os benefícios do ácido ascórbico, em uso tópico, para a cicatrização. Durante o estudo foi observado se o uso de ácido ascórbico tópico modificaria o número de macrófagos, a neoangiogênese a presença de fibroblastos, a espessura e a organização das fibras de colágeno.
O estudo analisou dois grupos, o grupo controle e o grupo tratado, cada um com doze animais. O grupo controle teve as feridas limpas com água e sabão diariamente. O grupo tratado teve as feridas higienizadas e tratados com creme de ácido ascórbico (10%). As amostras foram coletadas em ambos os grupos no 3º, 7º e 14º dias. Os cortes foram corados com hematoxilina-eosina e vermelho picrosirius parra análise morfológica e analisadas.
Diante desse processo foi observado que o creme de ácido ascórbico atuou em todas as etapas do processo de cicatrização. Ele reduziu o número de macrófagos, aumentou a proliferação de fibroblastos e de novos vasos, estimulou a síntese de fibras de colágeno mais espessas e a organização nas feridas, em comparação ao grupo controle.
Assim chegou-se a conclusão que o ácido ascórbico tem efeito anti-inflamatório e de cicatrização, garantindo um ambiente adequado e boas condições para uma reparação mais rápida da pele.
Referência:
LIMA, CC; PEREIRA, APC; SILVA, JRF; OLIVEIRA, LS; RESCK, MCC; GRECHI, CO; BERNARDES, MTCP; OLIMPIO, FMP; SANTOS, AMM; INCERPI, EK; GARCIA, JAD;. Ascorbic acid for the healing of skin wounds. Brazil Jornal Biologia, São Carlos, vol. 69 no. 4, Nov. 2009.