Oficinas socioeducativas com beneficiários de programas sociais
PARA BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS
Giovana Thezolin
Psicóloga, CRP 06/99840
1-Apresentação do Projeto:
O processo de exclusão social é acentuado atualmente pela desigualdade social e econômica. Conflitos domésticos, situações de violência, trabalho infantil, evasão escolar, gravidez precoce, falta de qualificação profissional, desemprego e dependência química demarcam esse cenário. As ações socioeducativas realizadas nos programas e serviços propostos pelo SUAS visam a garantia de direitos a autonomia às pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas ações têm por finalidade o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, formação de valores, incentivo ao protagonismo entre outros princípios.
2- O que são Ações Socioeducativas?
O termo socioeducativo designa um campo de aprendizagens voltadas a assegurar proteção social e oportunizar o desenvolvimento de interesses e talentos múltiplos.
Portanto, as ações socioeducativas possibilitam ao sujeito se perceber como ser humano com potencialidades e possibilidades de desenvolvê-las mediante apropriação de informações e conhecimentos para intervenção na realidade.
3- Objetivos
3.1 Objetivos Gerais
Dentre as famílias em situação de vulnerabilidade em ocorrência da pobreza, destacam-se como público prioritário da ação socioeducativa, as famílias inseridas no Programa Bolsa Família, especialmente aquelas que apresentam dificuldades no cumprimento das condicionalidades. Haja vista que o descumprimento das condicionalidades deva ser encarado como um indicador importante para prevenção de situações de risco das famílias beneficiárias do programa, o objetivo das oficinas é ofertar atividades organizadas e regulares com a função de ampliar oportunidades de desenvolvimento e inclusão social.
3.2- Objetivos Específicos
•Favorecer o processo de organização da população em torno de questões relacionadas a geração de trabalho e renda, inclusão